Roteiro Gastronómico do Algarve: As iguarias regionais (Parte II)

Uma coisa boa nunca vem só, por isso, trazemos uma segunda parte do nosso Roteiro Gastronómico onde continuamos a revelar a comida típica algarvia que tem mesmo que experimentar durante a sua próxima passagem pela região.

Do peixe grelhado à doçaria, contamos a história do Algarve à mesa e provamos como aqui há de tudo para todos os gostos. Venha descobrir.

SARDINHAS ASSADAS

Desde tempos antigos que o peixe é a base da alimentação da comunidade local, tendo ficado famoso nos quatro cantos do mundo pela sua qualidade e frescura únicas. A sardinha é sem dúvida um dos peixes mais procurados e apreciados em todo o país. Este prato é sem dúvida a essência de um almoço de verão algarvio.

Onde experimentar? Restaurante O Duarte, em Olhos d’Água – Albufeira

MARISCO FRESCO

Um outro estandarte da cozinha algarvia. Apanhado apenas a poucas horas ao largo da costa, o marisco local é reconhecido pelo seu sabor e aspeto únicos, o que já lhe valeu o título de melhor do mundo. São várias as ofertas de marisco típicas do Algarve, como a conquilha, os percebes, o lingueirão, as amêijoas ou a sapateira.

Onde experimentar?  Restaurante La Cigale, em Olhos d’Água – Albufeira

ARROZ DE LINGUEIRÃO

Como exemplo da importância da Ria Formosa e das atividades ligadas à pesca, temos o famoso arroz de lingueirão. Este bivalve, de fácil captura e abundante na região algarvia, tornou-se um dos mariscos mais apreciados pelos portugueses – também graças ao arroz de lingueirão confecionado no Algarve que é considerado uma das melhores formas de desfrutar deste marisco.

Onde experimentar?  Restaurante Taberna Modesto, em Faro

LULINHAS FRITAS À ALGARVIA

O mar e a tradição traduzem-se no paladar. As lulinhas fritas à algarvia, um prato simples e leve, mas de aroma e sabor intensos, que faz crescer água na boca. A simplicidade das lulinhas fritas apenas em bastante alho, sal e azeite faz deste um dos pratos típicos mais populares que não pode mesmo deixar de experimentar.

Onde experimentar? Restaurante Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira

DELÍCIA DO ALGARVE

Não poderíamos deixar de fora a doçaria algarvia que está repleta de iguarias deliciosas que dificilmente encontra em outros pontos do país. É o caso da Delícia do Algarve, também conhecida por Tarte de 3 Delícias ou Trilogia Algarvia, que combina três produtos típicos da região – o figo, a alfarroba e a amêndoa. Elogiada pelo seu sabor e mestria na confeção, não irá provar nada igual.

Onde experimentar?  Restaurante Lodo Ostraria, em Faro

Deixe-se levar pelos sabores mediterrânicos e descubra novos sentidos. O Algarve espera por si!

Fique a conhecer a primeira parte do nosso Guia Gastronómico e descubra ainda mais pratos típicos da nossa região.

Bem-vindos!

Aqui partilhamos consigo todas as novidades sobre a nossa marca e sobre os nossos hotéis para que seja sempre o primeiro a saber!

Partilhamos também dicas, sugestões, notícias, para estarmos sempre próximos!

SIGA-NOS:

ARTIGOS RECENTES

As suas próximas férias começam aqui!

MELHOR PREÇO DISPONÍVEL

Só para si!