Ao contrário dos já muito famosos atributos do Algarve – como a beleza natural e o clima fantástico -, a gastronomia é ainda um tesouro com muito por descobrir. A cozinha tradicional da região apresenta-se como um outro mundo dentro da culinária portuguesa, beneficiando da localização geográfica da região composta por três zonas distintas: serra, barrocal e litoral, a gastronomia local tem influências e uma alimentação variadas e com características únicas. Bastante simples, mas rica, a arte culinária do Algarve é inigualável.
Neste guia, apresentamos-lhe algumas das iguarias que constituem a tradição gastronómica algarvia, e que não irá querer perder durante a sua próxima estadia.
XARÉM ALGARVIO
Xarém, ou papas de milho, é um prato típico de Olhão, apesar de ser consumido um pouco por todo o Algarve, desde o litoral à serra. Por norma é comido sempre com bivalves da Ria Formosa, sendo que as variantes mais conhecidas são o Xarém de Conquilhas ou de Amêijoas.
Desengane-se quem pensa que não há aqui nada de novo, estas papas de milho não se assemelham a nada que tenha experimentado antes, daí serem uma das iguarias mais procuradas em toda a região.
Onde experimentar? Restaurante Hábito, em Faro.
CATAPLANA À ALGARVIA
É impossível escapar à famosa cataplana. O segredo desta iguaria reside na utilização do utensílio árabe, que deu também nome ao prato, e que é capaz de reter e fundir sabores e aromas únicos. Diferentes receitas e versões de destaque, como Amêijoas na cataplana, foram surgindo ao longo do tempo, pelo que o recomendável é mesmo experimentar, sem questionar muito.
Onde experimentar? Restaurante Adega TiCosta, em Albufeira.
SALADA DE POLVO ALGARVIA
A salada de polvo é muito famosa em Portugal, especialmente no Algarve, onde é um petisco indispensável à mesa. Conhecida pelo seu sabor rico e fresco, esta salada combina o polvo com ervas aromáticas típicas da culinária portuguesa, e é capaz de converter até os mais céticos aos seus encantos. Uma autêntica delícia.
Onde experimentar? Restaurante O Retiro, em Boliqueime.
COZIDO À MONCHIQUE
Um prato que representa a identidade do desconhecido interior algarvio. Noutros tempos, os cozidos eram parte fundamental da dieta da população da serra algarvia, devido à sua simplicidade e baixo de custo, contudo, a sua reinvenção e redescoberta fizeram com que permanecessem na mesa tradicional até aos dias de hoje. As couves, as carnes e os enchidos são as estrelas deste prato, a verdadeira comida de conforto, que nos lembra a boa comida caseira da avó.
Onde experimentar? Restaurante A Charrette, em Monchique.
SOPA DE PEIXE
A sopa de peixe é um prato muito tradicional no nosso país, e tem grande predominância no Algarve, devido à abundância e riqueza do peixe. A sopa de peixe à Algarvia é uma das variações da receita tradicional, uma excelente combinação de sabores com cheiro a mar, que pode apenas ser descrita como uma verdadeira delícia.
Onde experimentar? Restaurante O Caixote, em Olhos de Água, Albufeira.
O melhor do Algarve serve-se à mesa, seja numa simples esplanada à beira-mar ou num restaurante requintado. Não deixe de experimentar o que de melhor aqui se faz.
O Algarve espera por si!