Os Melhores Trilhos de Caminhada no Algarve

Convidamo-lo a vir percorrer os inúmeros trilhos do Algarve e a descobrir a verdadeira natureza da região que se estende muito para além de arribas e falésias junto ao mar. Passeios pedestres por zonas ainda pouco exploradas, pelo campo ou com o mar à vista, mas com paisagens maravilhosas sempre garantidas.

 

O nosso guia apresenta percursos pedestres com diferentes níveis de dificuldade e temáticas, desde o litoral à serra. É tempo de vir conhecer o Algarve como poucos o conhecem, de facto.

PERCURSO DOS SETE VALES SUSPENSOS

A costa litoral algarvia foi esculpida pela ação do mar que formou um modelado rendilhado na paisagem e fez surgir uma notável diversidade de formas que se podem observar nas praias e grutas que constituem este que é o mais famoso percurso pedonal do Algarve, entre a Praia da Marinha e o Vale Centeanes.

Ao longo de 12km terá paisagens magníficas, e passará por alguns dos lugares mais icónicos da costa algarvia entre elas, a “joia da coroa”, a gruta de Benagil.

TRILHO AMBIENTAL DO CASTELEJO

Ao longo do barranco da praia do Castelejo, em Vila do Bispo, este percurso atravessa um bosque que recria os antigos pinhais costeiros da costa sul do país, e no final desagua na praia do Castelejo. Com uma fauna e flora riquíssimas, e onde por vezes é possível que algum coelho-bravo se atravesse no nosso caminho, este trilho encanta qualquer amante da natureza.

PERCURSO DA ROCHA DA PENA

Localizado em Loulé, nas freguesias de Salir e Benafim, este trilho é uma elevação do Barrocal, completamente imergido na natureza selvagem. Poderá ver uma grande diversidade de fauna e flora – plantas e flores raríssimas, espécimes em vias de extinção, como o morcego de peluche, e com alguma sorte, do topo da elevação, avistam-se aves de rapina, como o grifo ou o bufo-real.

CAMINHO DOS PROMONTÓRIOS

Perto do percurso dos Sete Vales Suspensos, nasce um novo trilho – o Caminho dos Promontórios – que acompanha o contorno da costa entre a praia do Molhe, em Ferragudo, e a praia do Paraíso, em Carvoeiro. Ao longo das arribas, o caminho passa por alguns dos mais emblemáticos pontos do litoral lagoense, como a Torre da Lapa, e oferece vistas panorâmicas maravilhosas, com o mar sempre como pano de fundo.

ROTA DAS CASCATAS

O maior trilho de todos, com mais de 16km de extensão, é também considerado o mais difícil, devido à elevação acumulada e alguns troços de caminho. Percorrendo a parte norte da serra de Monchique, este caminho dá a conhecer as cascatas da zona, assim como a flora e a fauna associadas. A Cascata do Barbelote é a mais imponente do percurso e encontra-se revestida por sobreiros e medronheiros, um cenário idílico, merecedor da sua visita.

Pronto para se aventurar nas próximas férias?

O Algarve espera por si!

Bem-vindos!

Aqui partilhamos consigo todas as novidades sobre a nossa marca e sobre os nossos hotéis para que seja sempre o primeiro a saber!

Partilhamos também dicas, sugestões, notícias, para estarmos sempre próximos!

SIGA-NOS:

ARTIGOS RECENTES

As suas próximas férias começam aqui!

MELHOR PREÇO DISPONÍVEL

Só para si!