Natal no Algarve

Durante a época natalícia o sol ainda brilha no Algarve e o tempo continua ameno! Mas isso não afasta a magia desta época tão especial, uma vez que os algarvios celebram o Natal com grande entusiasmo e autenticidade.

 

OS PRIMEIROS SINAIS

No início de dezembro as ruas principais de cidades, vilas e aldeias são decoradas com iluminações natalícias, surgem verdadeiras aldeias do Pai Natal e ganham vida dezenas de presépios – gigantes ou em miniatura, modernos ou tradicionais – que agradam a miúdos e graúdos. Um delicioso aroma invade as ruas misturando o cheiro das lareiras acesas com o dos pastéis e bolos, uma combinação verdadeiramente mágica. Ao mesmo tempo que as lojas locais também são invadidas pelo espírito natalício.

Os mercados e feiras de Natal são um dos pontos altos desta época, com muita animação, e perfeitos para encontrar produtos artesanais e fazer as compras de última hora.

Aqui, os mais pequenos poderão escrever e entregar uma carta ao Pai Natal, dançar com duendes, andar de carrossel e deliciar-se com algodão doce ou rabanadas. Enquanto isso, os grupos corais da região alegram os ouvidos de todos com concertos alusivos à época.

Nas cozinhas, em família, começam-se a preparar os doces tradicionais – filhós, sonhos de abóbora ou azevias de batata-doce – uma tradição transmitida de geração em geração. É também em família que se fazem as decorações tão tradicionais desta época. Decorar a árvore de Natal, fazer o presépio, colocar as decorações exteriores, preparar a mesa da Consoada – nada é deixado ao acaso!

Presépio Tradicional

 

É NATAL

No dia 24 de dezembro, Noite de Consoada, toda a família se reúne à mesa e é servido o tradicional galo assado ou o não menos famoso bacalhau com todos. Para os mais gulosos, não pode faltar no centro das mesas algarvias o festivo Bolo Rei ou o tradicional arroz doce.

Após o jantar, todos se reúnem para contar histórias, cantar músicas de natal, jogar jogos de tabuleiro ou ver um filme clássico. Por volta da meia-noite, algumas famílias dirigem-se à igreja local para a Missa do Galo.

Para aqueles a quem o sono ainda não chegou, o regresso a casa é o momento de abrir os presentes.  Para outros, este momento mágico acontece logo à meia noite ou na manhã de dia 25.

Para os mais pequenos, é a altura preferida de toda a época, e para os mais crescidos, predomina a alegria de ver as caras dos mais novos radiantes ao desembrulhar os seus pedidos ao Pai Natal.

 

O ALMOÇO TRADICIONAL DE NATAL

No dia de Natal, 25 de dezembro, as famílias encontram-se novamente para o almoço de Natal. Normalmente a escolha recai sobre o peru ou o polvo, ambos no forno.  Mas há quem não abdique da tradicional Roupa Velha de Bacalhau, feita com as sobras de bacalhau da Noite de Consoada.

Almoço de Natal – Polvo Assado no Forno

 

Almoço de Natal – Perú Assado no Forno

 

Neste dia há muitas famílias que aproveitam para passear à beira-mar ou pelo campo, celebrando esta data enquanto desfrutam do que de melhor existe no Algarve.

O espírito natalício prolonga-se até ao dia de Reis, 6 de janeiro, quando são cantadas “As Janeiras” – cantos tradicionais para desejar votos de um Bom Ano – e guardadas as decorações de Natal.

As Janeiras – cantos tradicionais para desejar votos de um Bom Ano.

E na sua região como é celebrado o Natal?

 

COMO É NATAL, O ALGARVE TEM UM PRESENTE PARA SI!

No Natal, ou em qualquer outra altura do ano, convidamo-lo a juntar um pouco do Algarve à sua mesa! Atreva-se a experimentar uma destas deliciosas receitas tão tradicionais desta região e reunidas no livro “Cozinha Regional do Algarve” pela Região de Turismo do Algarve:

 

→  CLIQUE PARA ABRIR O SEU PRESENTE!


Em nome de toda a equipa 3HB Hotels, desejamos-lhe um Feliz Natal e aguardamos a sua visita em 2020!!

Welcome!

Here we share with you all the news about our brand and our units so that you are always the first to know!

We also share tips, suggestions and news, so we can be always close!

FOLLOW US:

RECENT POSTS

Your next holidays starts here!

BEST AVAILABLE PRICE

Just for you!