Agenda Cultural – agosto 2022

O tão querido mês de agosto está a chegar. E será um mês de agosto como há muito não se via – com feiras e mercados, festas populares e festivais temáticos, concertos e teatro, dança e exposições, tudo para tornar as suas férias ainda mais animadas.

Como já é habitual, aqui fica a nossa seleção dos melhores eventos que irão ter lugar no Algarve durante o próximo mês – tome já nota daquilo que não vai querer mesmo perder.

O mês começa com aquele que, segundo a organização, é o “maior evento gastronómico do Algarve” – o Festival da Sardinha, em Portimão, de 3 a 7 de agosto. A cidade volta a encher-se de vida com o cheiro e sabor da sardinha assada, artesanato, doçaria, animação e, claro, música: João Leote com Marisa Liz (dia 3), David Fonseca (4), Bárbara Tinoco (5), Wet Bed Gang (6) e David Carreira (7). Para abrir o apetite, na véspera da abertura do evento – dia 2 às 09:00 – o Museu de Portimão volta a recriar a descarga tradicional da sardinha, no cais junto à ponte velha, seguida de uma sardinhada popular. Saiba tudo  aqui.

Se é um amante de pintura, vai gostar de saber que o pintor ucraniano Roman Markov regressa em agosto à Galeria de Arte Pintor Samora Barros, depois de ali ter exposto, em 2020. Reconhecido já pela sua aprimorada técnica, especialmente nas telas a óleo, nesta exposição o pintor brinda o público com recortes serenos de Albufeira, onde pontua o património edificado. Pode ser apreciada de 4 a 30 de agosto,de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra aos domingos e feriados.

E porque a música é uma das artes que mais nos une, para além dos destaques acima, há ainda muito mais a assinalar. Os grandes concertos de verão estão de volta ao Jardim Pescador Olhanense. Entre os dias 10 e 13, sobem ao palco grandes nomes nacionais e internacionais, em espetáculos que têm início às 22h30, sempre com entrada livre. Veja o cartaz completo aqui. Em Lagos poderá assistir ao Lagos World Music Fest, um festival que visa celebrar a diversidade cultural daquilo que se ouve pelo mundo. Decorre na Praça do Infante de 5 a 14 de agosto e tem entrada livre.  Destaque musical ainda para o Verão em Tavira, que regressa ao Parque do Palácio da Galeria, um dos principais palcos do evento, onde será possível assistir a concertos dos The Gift (3 de agosto), do compositor, cantor e produtor algarvio Diogo Piçarra (11) e de outro algarvio, nome incontornável da música portuguesa: Dino D’Santiago (17). Como há música para todos os gostos no Algarve, a 12 de agosto pode aproveitar para assistir à noite de ópera no Centro Cultural de Lagos.

Os festivais temáticos são, sem dúvida, um dos eventos de verão que mais turistas e residentes atraem, sendo eventos que encantam todas as idades. A Feira Medieval de Silves regressa de 10 a 20 de agosto, com 11 dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve. Uma viagem no tempo que convida a experienciar «Um dia na História», com torneios e espetáculos no castelo, animação fixa e itinerante, tascas medievais, um acampamento berbere com mercadores de produtos exóticos, entre outras atrações. Descubra tudo aqui.

Pouco depois, outra viagem no tempo a não perder: maior acontecimento de Castro Marim – os Dias Medievais, que, de 24 a 28 de agosto, animam a vila algarvia com a exibição de artes e ofícios, trocas comerciais, espetáculos teatrais e musicais e banquetes. Será uma genuína e inesquecível viagem à magia da Idade Média. Saiba mais aqui.

Três grandes artistas, autores e intérpretes da música e da cultura portuguesa juntam-se no palco do Teatro das Figuras, em Faro, nos dias 18 e 19 de agosto. Um concerto diferente e inesperado, que nasce de uma conversa descomprometida e casual, num grupo de Whatsapp. À semelhança da rotina das suas férias em conjunto desde há vários anos no Algarve, a ideia é recriar um momento mais intimista, em torno de uma mesa, entre comida e bebida, onde a conversa e música vão fluindo de forma natural e improvisada. E assim surge  “Mais à Larga”, no palco do Teatro das Figuras, sem guião, nem alinhamento, assumindo um registo totalmente informal e a promessa de uma mão cheia de canções, improviso, muito entretenimento e boa disposição. Mais informações e bilhetes aqui.

Mas sem dúvida que o destaque do mês vai para a Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa – FATACIL. Depois de uma sentida ausência, a maior feira do Sul está de volta. A FATACIL regressa ao Parque Municipal de Feiras e Exposições em Lagoa, entre os dias 19 e 28 de agosto. O evento junta exposições de comércio, artesanato ao vivo, agricultura, espetáculos equestres, gastronomia regional, animação de rua e concertos – Expensive Soul (dia 19), Gipsy Kings by Diego Baliardo (20), João Pedro Pais (21), Profjam (22), Quim Barreiros (23), Plutónio (24), Bárbara Bandeira (25), Resistência (26), Fernando Daniel (27) e Tony Carreira (28). Saiba mais aqui.

Marque já na sua agenda. O Algarve espera por si!

Bem-vindos!

Aqui partilhamos consigo todas as novidades sobre a nossa marca e sobre os nossos hotéis para que seja sempre o primeiro a saber!

Partilhamos também dicas, sugestões, notícias, para estarmos sempre próximos!

SIGA-NOS:

ARTIGOS RECENTES

As suas próximas férias começam aqui!

MELHOR PREÇO DISPONÍVEL

Só para si!