Existem locais no mundo onde o tempo parece ter parado, e a vida está em suspenso. É o caso destas vilas e aldeias algarvias que preservaram os seus encantos e são uma representação do antigo Algarve que, apesar de parecer esquecido, está mais vivo do que nunca e continua a surpreender todos os turistas que por aqui passam.
Apresentamos algumas destas vilas e aldeias tradicionais que merecem uma visita durante as próximas férias.
BURGAU
A Santorini portuguesa, a vila mais fotogénica. Esta era uma vila piscatória que atualmente vive do turismo. O Burgau exibe ainda vestígios da sua antiga vida, repleto das tradicionais casas brancas e azuis que, em conjugação com os novos espaços mais modernos, lhe concedem um charme e personalidade muito característicos. A praia do Burgau é a principal atração, uma vez que está rodeada por montes que a protegem do vento forte que se faz sempre sentir nesta zona do Algarve.


ALTE
Localizada no concelho de Loulé, Alte destaca-se na paisagem pelo seu casario branco que contrasta com o céu azul e a zona verde envolvente. Esta é uma das aldeias mais pitorescas do Algarve, que preserva a sua autenticidade e tornou-se local de paragem obrigatória. São muitas as excursões disponíveis para explorar a vila, apreciar a sua arquitetura, o património histórico e a natureza, e acima de tudo para experimentar algumas das iguarias regionais.
ALCOUTIM
Alcoutim é uma vila histórica que surpreende todos os que a visitam pela sua beleza e património cultural. Separada de Espanha naturalmente pelo rio Guadiana, é famosa pelo Festival do Contrabando que homenageia uma atividade que ao longo da história foi importante para as gentes da fronteira, com as artes e a cultura, e que anualmente, transforma as ruas quase vazias da vila ao trazer dezenas de milhares de visitantes vindos de ambos os lados do rio.


PEDRALVA
Em tempos condenada ao abandono, a aldeia da Pedralva, localizada em Vila do Bispo, foi redescoberta recentemente por turistas provenientes dos mais diversos lugares, que aqui encontraram um refúgio para desfrutar plenamente. Nesta aldeia reina a paz e a tranquilidade, um pequeno paraíso como há poucos.
É tempo de conhecer um outro Algarve. Esperamos por si!