Descubra o Parque Natural da Ria Formosa

De um lado o mar, do outro a ria. A Ria Formosa é a mais importante zona húmida do Sul do nosso país, área protegida desde 1987 é habitat privilegiado para a fauna e flora e objeto de grande interesse turístico.

O Parque Natural, com mais de 17 mil hectares, é palco de diversas atividades relacionadas com o turismo e lazer, que têm sido motores de crescimento económico e desenvolvimento, ao mesmo tempo que contribuem primariamente para a preservação dos valores naturais e culturais da região. Descubra o ambiente fascinante da Ria Formosa, através de algumas das atividades que aqui apresentamos.

PASSEIOS DE BARCO

Explore a Ria Formosa num passeio de barco onde poderá visitar as ilhas e praias, e aprender mais sobre este complexo sistema lagunar. Poderá também observar a vida marinha, com sorte encontra golfinhos e tartarugas marinhas; para os fãs de birdwatching, estes passeios são ideais para avistar diferentes espécies de aves a uma curta distância, sem as perturbar. Será certamente uma experiência memorável.

DESPORTOS AQUÁTICOS

A diversão e a aventura não ficam de fora. A Ria Formosa é um local popular para a prática de diversos desportos aquáticos como caiaque, windsurf, canoagem ou Stand Up Paddle, uma vez que reúne as condições perfeitas para tal.

PERCURSOS PEDESTRES

Com mais de 50km de extensão, o Parque Natural é um ótimo local para fazer caminhadas durante todo o ano, graças ao clima ameno da zona. Ao longo dos percursos pedestres poderá observar múltiplas espécies de aves, descobrir praias quase desertas e paisagens inigualáveis.

De entre os inúmeros percursos, destacamos: os Passadiços de Loulé Litoral (pedestre e ciclável), o Trilho da Ilha da Culatra, que atravessa a povoação da ilha, e o Percurso Pedestre do Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), este trilho percorre a Quinta de Marim onde se situa a sede do Parque Natural da Ria.

VISITA ÀS ILHAS

As cinco ilhas barreira na Ria Formosa, que se estendem de Faro a Vila Real de Santo António, desempenham um papel importantíssimo na defesa da costa algarvia ao garantir a preservação da biodiversidade da área.

As ilhas do Farol, da Culatra e da Armona são já famosos pontos turísticos da zona. Contudo, existem outros pequenos pedaços de paraíso, como por exemplo a ilha da Barreta ou ilha Deserta, onde se localiza o Cabo de Santa Maria – o ponto extremo sul de Portugal, onde a terra acaba e o mar começa. É um marco geográfico que vale a pena visitar.

Existem diversas formas de chegar às ilhas, sendo a mais comum os barcos-táxi que partem de Faro e de Olhão.

PASSEIOS CULTURAIS

O património cultural e histórico existente no Parque Natural da Ria Formosa é de grande relevância para toda a região algarvia. As marcas e vestígios arqueológicos que sobreviveram no tempo exprimem raízes culturais milenares e são variados. De entre fortes e fortalezas, como o Forte de São João da Barra, ou casas apalaçadas como o Chalet Dr. João Lúcio e igrejas, o Núcleo Histórico de Cacela Velha é o ponto mais emblemático e importante.

A ria representa o coração do Algarve, parte integral da sua identidade, e por isso, é local indispensável de visita para aqueles que pretendem conhecer a verdadeira essência algarvia. O Algarve espera por si!

Bem-vindos!

Aqui partilhamos consigo todas as novidades sobre a nossa marca e sobre os nossos hotéis para que seja sempre o primeiro a saber!

Partilhamos também dicas, sugestões, notícias, para estarmos sempre próximos!

SIGA-NOS:

ARTIGOS RECENTES

As suas próximas férias começam aqui!

MELHOR PREÇO DISPONÍVEL

Só para si!