Quando pensamos no Algarve, é difícil não pensar também nas coloridas, sumarentas e doces laranjas. Esta fruta de Indicação Geográfica Protegida (IGP) cresce praticamente por todo o Algarve através de um sistema agrícola assente em boas práticas que privilegiam a gestão racional dos recursos naturais e uma produção amiga do ambiente.
As laranjas IGP, cuja produção está circunscrita aos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Vila Real de Santo António, Loulé (excetuando a freguesia de Ameixial) e Tavira (excetuando a freguesia de Cachopo), caracterizam-se pela casca fina, intensamente colorida e brilhante, e pelo seu elevado teor de sumo particularmente doce.
O Algarve é o berço de ouro dos citrinos graças ao clima, relevo, temperatura, solo, vento e humidade do ar, condições de excelência oferecidas pela natureza e que dão origem a frutos de sabor marcante e inconfundível. Atualmente a laranja é o segundo fruto mais consumido no mundo e o terceiro fruto mais exportado por Portugal (2019) sendo o principal destino o mercado europeu que absorve 90% das vendas internacionais.
A laranja doce, ao contrário da amarga, só foi introduzida na Europa no século XVI, por mercadores portugueses que a trouxeram da Índia. A sua cultura espalhou-se rapidamente, introduzindo-se em pomares por toda a Europa do Sul, acabando por ser denominadas “Portuguesas” em vários países. Em romeno laranja diz-se portocálâ, em búlgaro portokal, em grego portokáli e em turco portokal. Em farsi (persa) a palavra portugal (em farsi: پرتغال– lê-se: porteqal) significa laranja enquanto que em árabe a palavra portugal (em árabe: برتقال – lê-se: bortuqal ou burtuqálum) designa também o fruto laranja.
Com inúmeros benefícios – entre eles seu alto teor de vitamina C que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário – e uma multiplicidade de utilizações – cristalizada, sumos, chás, óleos naturais, ambientadores, compotas, bolos, saladas e molhos – a laranja é um dos frutos mais apreciados pelos locais e pelos visitantes!
Com a proximidade da quadra natalícia não podíamos deixar de partilhar consigo uma curiosidade interessante. Sabia que no século XVIII as árvores de natal eram decoradas com laranjas? Esta tradição manteve-se em algumas zonas do interior e mais recentemente começou a ser recuperada como uma elegante técnica de decoração para esta quadra.
Por tudo isto a laranja é também presença obrigatória nos nossos hotéis, seja no aroma de alguns dos nossos amenities, num saboroso Pato com Laranja no 3HB Guaraná ou 3HB Clube Humbria, numa deliciosa Torta de Laranja no 3HB Falésia Mar ou 3HB Falésia Garden ou numa surpreendente sobremesa – os Fedeus de Esturre, um delicioso arroz-doce de alfarroba com laranja – no Restaurante Hábito do 3HB Faro.
Venha descobrir ou redescobrir o sabor, cheiro e variados usos desta pequena fruta! O Algarve espera por si!