Fotografias da última viagem – como organizá-las?

Fotografias da última viagem - como organizá-las?

Fotografias refletem momentos felizes, momentos que consideramos especiais o suficiente para os registar para sempre através da lente de uma câmara.

E, após mais umas férias, todos ficamos com milhares de recordações na nossa memória e mais umas centenas no cartão da máquina fotográfica, dos telemóveis, da câmara desportiva, do tablet, …

Mas como organizá-las de modo a que fiquem num local seguro, de fácil acesso e sem serem constantemente uma dor de cabeça por ocuparem demasiado espaço?

 

TUDO NO MESMO LOCAL

A primeira coisa a fazer é agrupar todas as fotografias num único local. Reúna tudo o que tem nos telemóveis da família, nas câmaras, no tablet, e em qualquer outro dispositivo que contenha memórias das suas últimas férias.

 

APAGAR O QUE NÃO INTERESSA

Chegou a hora de começar a organizar! Para ser mais fácil, o primeiro passo é apagar as fotografias desfocadas, repetidas, tremidas e sem interesse.

Apague também as fotografias que não são relevantes e que sabe de antemão que não irão contribuir para se recordar das suas férias.

Dica! Caso tenha dificuldade em apagar fotos, escolha primeiro as suas fotografias favoritas.

 

ORGANIZAR POR PASTAS

Esta organização é muito pessoal, contudo é importante que mantenha um padrão na escolha do nome das pastas. Por exemplo: ano-mês_cidade, região ou país da viagem (exemplo: 2020-08_Algarve).
Assim será mais fácil encontrá-las no futuro.

Após selecionadas e organizadas, renomeie as fotografias seguindo também um padrão na escolha dos novos nomes. Por exemplo: local_detalhe (exemplo: 3hbfalesiagarden_piscina1)

Dica! Não se esqueça de fazer um backup das suas fotografias, poderá utilizar um disco externo ou colocá-las numa cloud.

 

AS FAVORITAS

Caso ainda não o tenha feito, um passo extra é recomendado!

Faça uma pasta apenas com as suas fotografias favoritas. Esta é uma tarefa difícil, mas vai ser extremamente útil nos passos seguintes.

 

TRATAMENTO ESTÉTICO

Bem sabemos que apesar de adorarmos aquela fotografia existe sempre algo que podemos fazer para a tornar ainda mais perfeita.

E como é um trabalho quase impossível tratar todas as fotografias, trate apenas as suas favoritas.

Para o fazer, escolha entre um dos vários programas de edição disponíveis atualmente no mercado. E, caso esteja a dar os primeiros passos no mundo da fotografia, porque não começar por experimentar as diversas opções online gratuitas?! Irá encontrar soluções bastante completas, fáceis de utilizar e disponíveis tanto para computador como para smartphone.

 

PARTILHAR AS SUAS FOTOGRAFIAS

De que serve tirar fotografias maravilhosas se não as partilhar com ninguém? Construa um álbum online e partilhe-o com os seus amigos e família.

Ou, porque não fazer um álbum de fotografias físico mas desenhado previamente por si online? Crie um foto-livro (o álbum de fotografias moderno) onde poderá personalizar todo o layout, incluir pequenas mensagens, datas, elementos ou gráficos.

Planos para uma noite divertida em família? Crie um álbum de fotografias tradicional! Imprima as fotografias e, com um caderno liso, faça o seu próprio álbum, incluindo descrições, desenhos ou a história por trás daquela imagem.

Outra excelente ideia é utilizar as fotografias da sua viagem para decorar a sua casa. Sabe aquela parede vazia e sem destaque? Porque não torná-la num mural de fotografias?!

As suas fotografias de viagem poderão também ser o presente perfeito para a sua cara metade, pais, avós ou amigos. Com elas poderá criar postais, calendários, bases para copos, uma capa para o telemóvel, entre muitas outras ideias.

 

Vai experimentar alguma das nossas ideias? Ou conhece alguma outra dica que queira partilhar connosco?

Conte-nos tudo!

Até breve!