10 sítios para visitar em Albufeira que não vai querer perder!

10 sítios para visitar em Albufeira que não vai querer perder!

Uma encantadora cidade de pescadores com cerca de 40 mil habitantes, de casas brancas, e 30 km de praias de areia dourada e vistas deslumbrantes. Aproveite para explorar o seu fascinante património histórico e cultural.

O seu nome deriva do árabe “Al-buhera” e significa “castelo do mar”. Durante séculos, Albufeira foi uma terra de pescadores e na década de 60 despertou para o turismo, sendo elevada a cidade em 1986.

Conhecida como destino de sol e mar a cidade tem muito mais para oferecer e para explorar!

As ruas estreitas, os reflexos da luz do sol nas casas brancas, as pessoas simpáticas e acolhedoras vão envolvê-lo numa atmosfera inspiradora e romântica. Percorra as ruas típicas viradas para o mar e visite o seu centro histórico, vai encontrar motivos para passar horas a passear.

Deixe-se guiar por nós e não deixe de visitar:

Torre do Relógio

Considerada um dos ex-libris da cidade, a torre foi implantada no edifício da antiga prisão. Do cimo da torre, desfrute de uma vista privilegiada sobre a cidade. Destaca-se pela original decoração em ferro forjado para suporte do sino.

Igreja Matriz de Albufeira

Foi construída nos finais do século XVIII. De realçar a valiosa imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

Igreja de São Sebastião

Aqui pode ver um retábulo em madeira, único no Algarve e visitar o museu de Arte Sacra de Albufeira.

Igreja de Sant’Ana

Datada do século XVIII, com características arquitetónicas populares e de expressão barroca. É utilizada como capela funerária.

 

Capela da Misericórdia

Foi construída no local onde anteriormente existia uma mesquita árabe e foi restaurada como capela da Misericórdia em 1499, e foi reconstruída após o terramoto de 1755.

Ermida da Nossa Senhora da Orada

Este antigo convento era local da devoção dos pescadores. É um típico exemplar da arquitetura popular algarvia, que testemunha a grande devoção da comunidade piscatória a Nossa Senhora da Orada.

Museu Municipal de Arqueologia

O Museu Municipal de Arqueologia está situado na antiga Câmara Municipal de Albufeira. Este edifício usufrui ainda de uma vista lindíssima sobre o mar.

Miradouro do Pau da Bandeira

O Miradouro do Pau da Bandeira é o local ideal para ter uma vista magnífica da cidade de Albufeira.

Lagoa dos Salgados

Considerada património regional do Algarve, a Lagoa dos Salgados é um local imperdível especialmente para quem gosta de fazer birdwatching.

Castelo de Paderne

Paderne é uma vila tranquila e pacata a cerca 15km do centro de Albufeira. Este é um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal. As suas ruínas são um dos exemplos mais significativos da arquitetura muçulmana na Península Ibérica. Encontra ainda uma ponte de origem medieval, que permite fazer a travessia sobre a Ribeira de Quarteira.

 

Sacuda a areia da toalha, troque os chinelos de praia por uns sapatos confortáveis e visite a cidade de Albufeira, uma cidade rica em História e tradição e muito acolhedora. Imperdível!