Rumo ao Algarve!

Rumo ao Algarve!

Visitar o Algarve é fácil, porque o seu clima fantástico faz dele um dos únicos e fantásticos destinos para visitar durante todo o ano. Para quem nunca visitou o nosso país e se prepara para o fazer pela primeira vez em direção ao Algarve aqui ficam algumas informações que podem ser úteis: 

QUANDO IR?

Os meses de novembro a fevereiro são os meses mais frios do ano, com temperaturas médias que podem variar entre 9°C e 16°C, mas com pouca chuva. Perfeitos para quem procura uma escapadela das cidades e países com Invernos mais rigorosos.

Se visitar o Algarve a partir do mês de maio, vai poder desfrutar de um clima fantástico com a vantagem de escapar à confusão dos meses de Verão. Com a chegada da Primavera o Algarve chega por vezes a atingir temperaturas de 28°C ou superiores, praticamente Verão.

Visitar o Algarve no Outono é também uma boa opção. Com temperaturas tão agradáveis, a rondar os 20°C, pode aproveitar para passear na praia e desfrutar do sol algarvio. Nesta época golfistas do mundo inteiro elegem o Algarve como destino favorito.

O Algarve é um destino acolhedor durante todo o ano, sendo tradicionalmente destino de férias de Verão também para os portugueses. É normalmente a época mais quente do ano, e as temperaturas chegam a atingir os 35°C ou mesmo temperaturas superiores.

É também a época em que as localidades à beira-mar ganham mais vida e o sol e o calor são uma constante. É a altura ideal para aproveitar as deslumbrantes praias e desfrutar do calor algarvio.

COMO SE DESLOCAR?

Para se mover no Algarve, pode deslocar-se de comboio, de autocarro, de táxi ou de automóvel ou optar por um serviço de transfers. Existem estações e apeadeiros e transportes coletivos nas principais localidades. O serviço de aluguer de viaturas está também disponível nas principais localidades, no aeroporto, e agências de viagens.

IMPORTA SABER!

Se optar por alugar uma viatura, aqui ficam algumas informações importantes: A condução é feita pelo lado direito, é obrigatório o uso de cinto de segurança e é proibida a utilização de telemóveis enquanto conduz. Tenha também atenção no transporte de crianças, uma vez que são obrigatórios assentos próprios para crianças até aos 12 anos ou até 135cm de altura. E lembre-se dos documentos obrigatórios: carta de condução, documento de identificação e documentação do veículo.

A LÍNGUA

Os algarvios vão recebê-lo de braços abertos em qualquer altura do ano. O Algarve é conhecido por ser uma região que recebe muito bem os turistas, quer portugueses quer estrangeiros, e a língua portuguesa raramente é uma barreira, sendo que o Inglês e o Espanhol são falados e compreendidos pela maioria.

Os portugueses têm muito orgulho na sua língua e apreciam muito os esforços dos estrangeiros para comunicarem em português. Com um simples bom dia, boa tarde ou obrigado, arranca de imediato um sorriso, e dá o mote para lhe ensinarem novas palavras ou expressões!

ALGUNS HÁBITOS DOS PORTUGUESES

É de bom tom tratar as pessoas por senhor ou senhora e quando for apresentado a alguém o aperto de mão é o cumprimento formal, mas os “dois beijinhos” é o mais comum.

Muitos portugueses têm por hábito tomar o pequeno almoço no café ou pastelaria da sua zona de residência ou perto do local de trabalho. Bebem um galão e comem uma torrada, ou despertam com a primeira “bica” da manhã. Passe por um desses cafés ou pastelarias para sentir a atmosfera!

Ao almoço e ao jantar não estranhe, que os menus na maioria dos restaurantes sejam compostos por uma “sopa do dia”, um prato principal e uma sobremesa. É verdade, os portugueses têm por hábito comer sopa todos os dias! Não como prato principal, mas sim como entrada, para aconchegar o estômago! Experimente também!

SERVIÇOS E SAÚDE

De estômago aconchegado e se estiver a pensar em dirigir-se a alguns destes locais, como Bancos, Correios, Farmácias, Comércio ou Museus Nacionais tome nota dos horários de funcionamento porque podem variar.

Se por algum motivo precisar ser assistido por algum médico pode deslocar-se a um Centro de Saúde local e deve apenas dirigir-se às urgências dos Hospitais em casos graves. Em caso de emergência o número nacional de socorro é o 112.

Nas farmácias, os farmacêuticos também podem diagnosticar pequenos problemas de saúde e aconselhar um tratamento.

Esperemos que não seja necessário, e que desfrute das suas férias sem contratempos! 

QUAL A MOEDA?

Desde 2002 que a moeda oficial em Portugal é o Euro. Sabia que Portugal é um dos membros fundadores da União Monetária Europeia?

A moeda única veio facilitar a vida para muitos turistas, mas para tantos outros é necessário proceder à troca de moeda.

E se precisar de o fazer, o dinheiro pode ser cambiado nos bancos e nas agências de câmbios, no entanto, as taxas de câmbio podem variar.

Pode ser mais prático levantar dinheiro com o cartão de débito ou de crédito numa caixa Multibanco. Existe uma grande rede de caixas automáticas espalhadas pelas localidades, que lhe permite o levantamento de numerário 24 horas por dia.

Junte estas e outras informações úteis e venha visitar-nos, o Algarve está à sua espera!