Natal no Algarve

Natal no Algarve

Durante a época natalícia o sol ainda brilha no Algarve e o tempo continua ameno! Mas isso não afasta a magia desta época tão especial, uma vez que os algarvios celebram o Natal com grande entusiasmo e autenticidade.

 

OS PRIMEIROS SINAIS

No início de dezembro as ruas principais de cidades, vilas e aldeias são decoradas com iluminações natalícias, surgem verdadeiras aldeias do Pai Natal e ganham vida dezenas de presépios – gigantes ou em miniatura, modernos ou tradicionais – que agradam a miúdos e graúdos. Um delicioso aroma invade as ruas misturando o cheiro das lareiras acesas com o dos pastéis e bolos, uma combinação verdadeiramente mágica. Ao mesmo tempo que as lojas locais também são invadidas pelo espírito natalício.

Os mercados e feiras de Natal são um dos pontos altos desta época, com muita animação, e perfeitos para encontrar produtos artesanais e fazer as compras de última hora.

Aqui, os mais pequenos poderão escrever e entregar uma carta ao Pai Natal, dançar com duendes, andar de carrossel e deliciar-se com algodão doce ou rabanadas. Enquanto isso, os grupos corais da região alegram os ouvidos de todos com concertos alusivos à época.

Nas cozinhas, em família, começam-se a preparar os doces tradicionais – filhós, sonhos de abóbora ou azevias de batata-doce – uma tradição transmitida de geração em geração. É também em família que se fazem as decorações tão tradicionais desta época. Decorar a árvore de Natal, fazer o presépio, colocar as decorações exteriores, preparar a mesa da Consoada – nada é deixado ao acaso!

Presépio Tradicional

 

É NATAL

No dia 24 de dezembro, Noite de Consoada, toda a família se reúne à mesa e é servido o tradicional galo assado ou o não menos famoso bacalhau com todos. Para os mais gulosos, não pode faltar no centro das mesas algarvias o festivo Bolo Rei ou o tradicional arroz doce.

Após o jantar, todos se reúnem para contar histórias, cantar músicas de natal, jogar jogos de tabuleiro ou ver um filme clássico. Por volta da meia-noite, algumas famílias dirigem-se à igreja local para a Missa do Galo.

Para aqueles a quem o sono ainda não chegou, o regresso a casa é o momento de abrir os presentes.  Para outros, este momento mágico acontece logo à meia noite ou na manhã de dia 25.
Para os mais pequenos, é a altura preferida de toda a época, e para os mais crescidos, predomina a alegria de ver as caras dos mais novos radiantes ao desembrulhar os seus pedidos ao Pai Natal.

 

O ALMOÇO TRADICIONAL DE NATAL

No dia de Natal, 25 de dezembro, as famílias encontram-se novamente para o almoço de Natal. Normalmente a escolha recai sobre o peru ou o polvo, ambos no forno.  Mas há quem não abdique da tradicional Roupa Velha de Bacalhau, feita com as sobras de bacalhau da Noite de Consoada.

Almoço de Natal – Polvo Assado no Forno

Almoço de Natal – Perú Assado no Forno

 

 

 

 

 

 

 

Neste dia há muitas famílias que aproveitam para passear à beira-mar ou pelo campo, celebrando esta data enquanto desfrutam do que de melhor existe no Algarve.

O espírito natalício prolonga-se até ao dia de Reis, 6 de janeiro, quando são cantadas “As Janeiras” – cantos tradicionais para desejar votos de um Bom Ano – e guardadas as decorações de Natal.

As Janeiras – cantos tradicionais para desejar votos de um Bom Ano.

 

E na sua região como é celebrado o Natal?

 

COMO É NATAL, O ALGARVE TEM UM PRESENTE PARA SI!

No Natal, ou em qualquer outra altura do ano, convidamo-lo a juntar um pouco do Algarve à sua mesa! Atreva-se a experimentar uma destas deliciosas receitas tão tradicionais desta região e reunidas no livro “Cozinha Regional do Algarve” pela Região de Turismo do Algarve:

 

 CLIQUE PARA ABRIR O SEU PRESENTE!


Em nome de toda a equipa 3HB Hotels, desejamos-lhe um Feliz Natal e aguardamos a sua visita em 2020!!